William Galharde, gerente de estética da Petz, orienta como colocar enfeites, laços e gravatas, mas sempre com atenção ao bem-estar dos bichinhos de estimação.
Para deixar os pets mais fofos, há vários acessórios como laços, xuxinhas, chuquinhas, pompons, enfeites, gravatinhas, bandanas e roupinhas. Mas é importante saber usá-los sem prejudicar o bem-estar e a saúde dos bichinhos. Ficar com um laçinho sem trocar por muito tempo, por exemplo, pode incomodar, quebrar o pelo e provocar feridas. O alerta é do gerente de estética da Petz, William Galharde, um dos groomers mais premiados do país.
Ele explica que a troca de enfeites como os laços deve ser feita pelo tutor a cada dois a três dias. Isso se o pet gostar de usar e for tranquilo. Para aqueles que não suportam acessórios, que ficam arrastando a cabeça para tirá-los, o ideal é não utilizá-los e deixar os pelos soltos. “Às vezes, as pessoas falam que não conseguem recolocar o enfeite. Nesse caso, é melhor ficar sem do que permanecer com o laço a semana inteira. Além de embaraçar e quebrar o pelo, pode machucar o pet, o que é muito mais grave”, afirma Galharde.
Como trocar
Na hora de tirar o enfeite, é importante usar uma tesoura pequena para cortar o elástico, em vez de puxá-lo. Assim, o pelo fica preservado e não machuca o pet. Depois, é preciso passar o pente bem devagar para desembaraçar os fios que estavam presos. Para recolocar, evite pegar o pelo da parte do canto do olho, para não deixar repuxando. Segure só o pelo do alto da cabeça e coloque o elástico com cuidado. Outra dica importante, é colocar o pente por baixo para ter certeza que não está puxando a pele.
1 – Gravatinha
Dê preferência para as gravatinhas com elástico e evite as que prendem com fita. Mas é importante ficar atento, sempre retirar o acessório após algumas horas de uso, principalmente à noite, para não machucar o pescoço do pet. O mesmo vale para as bandanas.
2 – Laço
Os enfeites maiores são mais fáceis de colocar. Usar apenas nos pets que estão acostumados e gostam. Para aqueles que não suportam, é melhor fazer uma franja e esquecer os acessórios.
3 – Roupinhas
As roupas devem enfeitar ou aquecer, mas não podem comprometer o movimento dos bichinhos. Por isso, procure escolher tecidos naturais e estilos que sejam confortáveis.
4 – Tamanho
Para se certificar do tamanho, é preciso sempre medir três dedos entre a roupinha e o corpo do pet, principalmente, na região do pescoço.
5 – Escovação
A roupinha deve ser retirada toda noite, principalmente para os cães de pelo longo, para fazer a escovação e evitar a formação de nós na pelagem.
Sobre a Petz
Depois de um processo intenso de reformulação, que firmou a marca Petz no mercado e modernizou a estrutura e o conceito de suas lojas, a rede de pet shop segue com um plano expressivo de expansão. Com o objetivo de se posicionar entre as cinco maiores operações mundiais do mercado pet até 2020, a marca investe na sua ampliação desde 2014, tendo aberto sete novas lojas no Brasil em 2015, outras 12 em 2016 e 17 em 2017.
saiba mais: https://www.petz.com.br/