Estilo de vida e estresse podem ser os responsáveis por desencadear a doença que se manifesta de maneira silenciosa
Pare por um minuto para pensar sobre os hábitos das pessoas próximas a você: elas têm uma alimentação equilibrada, fazem exercícios e vão ao médico com regularidade? A rotina corrida e estressante pode acabar motivando práticas menos saudáveis. Como consequência, doenças que antes eram raras em pessoas jovens se tornam mais comuns – entre elas hipertensão.
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 10% da população brasileira entre 25 e 34 anos tem a doença.
Também chamada comumente de pressão alta, a hipertensão consiste na elevação da pressão das artérias – vasos que levam o sangue do coração para todo o organismo. Se o nosso corpo fosse uma casa, os encanamentos seriam as artérias e a hipertensão poderia ser entendida como um aumento crônico da pressão nesse encanamento.
O perigo é que o processo acontece de forma silenciosa e as pessoas mais desatentas com a saúde acabam descobrindo o problema quando o caso já está mais avançado. “Dados científicos recentes mostram que mais de 10 milhões de vidas a cada ano são perdidas sem necessidade por conta da pressão alta e apenas metade das pessoas hipertensas sabem que possuem a doença”, alerta o clínico geral da Cia. da Consulta Davi Liu.
A situação se torna preocupante, sobretudo porque muitos jovens não fazem acompanhamento médico regular devido a pensamentos do tipo “eu não preciso” ou “eu sou jovem”. “A hipertensão também acomete pessoas mais novas, que podem ter infarto, AVC (derrame cerebral) ou doenças cardiovasculares em fase precoce. Casos mais graves podem inclusive resultar em incapacitação ou morte”, ressalta Liu.
A correria do dia a dia faz com que as pessoas não parem para pensar nas suas escolhas. Como deixar de perceber o que escolhemos para comer, qual o tempo que dedicamos para mastigar ou qual o período que reservamos para praticar atividade física. As escolhas mais convenientes, mais práticas e mais prazerosas acabam sendo priorizadas devido à rotina intensa, mas nem sempre elas são as mais saudáveis.
“Dieta rica em gorduras, estresse, cigarro, obesidade, sedentarismo, consumo excessivo de sal, são elementos que podem contribuir para a pressão alta”, comenta o médico. Além dos hábitos ruins, existem inúmeros fatores que propiciam o surgimento da hipertensão. Ter histórico de familiares com pressão alta ou eventos relacionados à hipertensão, como infarto e AVC, aumentam ainda mais a necessidade de se cuidar.
Manter acompanhamento regular com um médico e fazer os exames preventivos é uma medida importante para detectar a hipertensão precocemente. Segundo o médico da Cia. da Consulta, a prevenção também está relacionada a escolha de alimentos mais saudáveis, controle do consumo de sódio, prática regular de atividade física, manutenção do peso ideal e controle o estresse no dia a dia, além de ser importante evitar cigarro e álcool. Adotar hábitos saudáveis é importante não somente para prevenir a hipertensão, mas para minimizar o risco de desenvolver outras inúmeras doenças e, assim, ter uma vida com mais saúde.
Site: http://Site: Cia da Consulta.com.br/