Se quiser congelar o molho logo após preparar o molho caseiro, deve mergulhar a panela numa bacia com água bem gelada. Há formas de conservar os molhos que são uma opção 100% saudável. Reunimos um conjunto de dicas que serão importantes, porque permitem que o molho caseiro apresente o máximo de sabor e mantenha a sua qualidade por mais tempo.
Apesar disso, visitar o Porto e não passear no Cais da Ribeira é um pecado capital. Ainda se pode cirandar de borla, observar os artistas de rua, ouvir os músicos que tentam a sorte da fama e, quiçá, selecionar o barco que o leve até à Foz para ver a cidade Invicta da perspetiva do rio que lhe beija os pés. Uma vez no Porto, prove a francesinha, a iguaria mais famosa da cidade.
Para quem está de carro, uma boa parada entre o Porto e Coimbra é a cidade litorânea de Aveiro. Se estiver hospedado nas regiões próximas ao Douro, à Baixa (que ironicamente fica em uma parte mais alta da cidade) ou à Avenida dos Aliados, você provavelmente irá utilizar muito pouco o transporte público. Boa parte das atrações do centro histórico e mesmo as caves de vinho do Porto do outro lado do Douro, em Gaia, podem ser acessadas com agradáveis caminhadas. A cave de 1890 fica um pouco mais afastada do calçadão de Vila Nova de Gaia, mas as belas vistas da parte mais alta da cidade compensam a visita.
Poucos conhecem os segredos da receita original do molho de francesinha, mas temos para si algumas das receitas mais semelhantes (e praticamente com o mesmo sabor). A Francesinha é facilmente encontrada em diversos estabelecimentos no Porto. Por isso, fizemos uma lista com as 10 melhores francesinhas no Porto para que possa desfrutar de uma experiência gastronómica única.
A francesinha é, por si só, um prato pleno, repleto de sabor. Mas ele ainda pode ser enriquecido com uma dose de batatas fritas que pode ser servida como acompanhamento. Há ainda a possível adição de um ovo estrelado que, normalmente, é colocado no topo da sanduíche. Sendo um acrescento à receita original, é um pormenor importante que tem sido bem acolhido pelos portuenses e outros fanáticos do petisco do Porto. A francesinha tornou-se um verdadeiro símbolo da cidade Invicta. É um prato típico da cidade do Porto e é uma experiência gastronómica obrigatória para quem quer que visite a cidade, seja português ou estrangeiro.
O campanário de 75 metros de altura é talvez o campeão dos pontos de interesse turístico do Porto para usufruir da melhor vista panorâmica sobre francesinhas grandes Porto a cidade. Julho e agosto, meses de época alta, são mais quentes e secos, enquanto que de dezembro a fevereiro a chuva vem para fazer das suas. São também meses frios, portanto o melhor é levar um bom agasalho e programar visitas a museus e espaços cobertos. A melhor altura para visitar o Porto vai de maio a setembro. Pode visitar o Porto em qualquer altura do ano, dependendo dos seus interesses do que quer ver e fazer na Invicta.
A outra teoria é que a inspiração para a criação do prato teria vindo da culinária francesa. – Junte a água, o molho inglês, a cerveja, o vinho branco e o caldo de carne. Para aquecer o molho da francesinha, deve colocá-lo numa panela e juntar ¼ de chávena de água (60 ml) para não queimar o fundo. Quando o molho se encontrar frio, transfira-o para um recipiente de vidro com tampa e, depois, feche bem. Depois, cole uma etiqueta com a indicação do dia em que o molho foi preparado e comece a contagem. O congelamento do molho é uma estratégia prática que permite conservar o molho por mais tempo.
Com a receita de hoje vai impressionar os seus amigos e familiares com um prato típico e delicioso. Para quem prova esta receita muito especial, sabe que o molho acaba sendo o grande segredo para que o prato fique maravilhoso. As receitas presentes neste artigo foram adaptadas das páginas Iberismos, À Moda do Flávio e Pingo Doce respetivamente. Afonso é um ícone no Porto quando se trata de francesinhas – até mesmo Anthony Bourdain experimentou este famoso prato aqui em fevereiro de 2017. Com carácter de cervejaria, funciona igualmente como restaurante, café e bar, apresentando um menu variado e uma carta de vinhos e cervejas extensa. O sabor único da Francesinha é resultado da combinação perfeita de ingredientes cuidadosamente selecionados e preparados com maestria.
A francesinha é tida como uma das 10 melhores sanduíches do mundo e um dos símbolos do Porto. A história desse prato, conforme conta o site Portugal Lés a Lés, começa em 1952, no restaurante “A Regaleira”. Naquele ano, um senhor chamado António Passos foi a França e lá conheceu um barman num hotel, era Daniel David da Silva. António convidou-o para trabalhar com ele no seu restaurante no Porto e Daniel assim o fez.
O destaque deste templo barroco vai para o altar em mármore. É, literalmente, um dos pontos mais altos deste roteiro do Porto. É o centro nevrálgico dos eventos sociais e políticos da cidade do Porto e também centro financeiro. É aqui que se sedia o sobejamente conhecido edifício da Câmara Municipal do Porto. Único e memorável, o premiado Gallery Hostel (boutique) atende e supera expetativas.