Em sua 4ª edição encontro de Fusca, contou com mais de mais de dois mil dois carros participantes e já virou tradição na cidade e região.
Dia 22 de junho comemora-se o Dia Mundial do Fusca e, pelo quarto ano consecutivo, o Campinas Shopping celebra a data promovendo um Encontro de Fuscas que ocorre no estacionamento. Neste ano, o evento foi realizado no domingo, 24 de junho, durante todo dia, quando apaixonados pelo modelo se reuniram para exibir seus carros e confraternizar. Passaram pelo local mais de dois mil carros e 10 mil pessoas no total. Foi arrecadada uma tonelada de alimentos, como ingresso, que será revertida à Casa de Criança Paralítica de Campinas.
Com uma proposta diferenciada, esta edição do evento, intitulada “Encontro de Fusca e muito mais”, contou com ampla programação até o final da tarde do domingo. O encontro teve muita música, ao som de DJ, da banda A Chuva e também dos Folksons; espaço kids; espaço pet e gastronomia com diversos Food Trucks, tudo para atender bem e proporcionar um ambiente mais do que agradável aos clientes e seus familiares.
A organização coube mais uma vez ao Clube do Fusca de Americana e Fusca Clube do Brasil. “Estamos muito satisfeitos com essa parceria com o Campinas Shopping. O evento já é um sucesso consolidado e vem crescendo a cada ano. Estamos apenas em nossa quarta edição, mas hoje já podemos contar mais de dois mil carros inscritos”, afirma Heverson Knauer de Campos, presidente do Clube do Fusca de Americana.
Desde os Fuscas mais antigos aos seus derivados foram muito bem-vindos, como a Kombi, Brasília, TL, Variant, Zé do Caixão, Karmanghia e também os famosos esportivos fora de série como o Puma, além de vários outros. Teve carro original, de placas pretas, preparado, adaptado, customizado, aqueles mais conservados e de todas as cores e modelos possíveis, mas todos com uma coisa em comum, muitas histórias e paixão.
O encontro reuniu carros, mas também é um momento de descontração, boas conversas e muitas histórias. Amigos se reencontram, fãs falam de seus carros preferidos, famílias se divertem. É nesse espírito de alegria e paixão automotiva que só um encontro desse tipo pode propiciar, como um casal de Jundiaí que se deslocou especialmente para conhecer o evento. “É o primeiro encontro que viemos e adoramos o passeio”, afirmou Amarildo Dantas, que esteve acompanhado da esposa. “Foi um passeio diferente o deste domingo, mas que agora passará a ser rotineiro” relatou Dália Ferreira.
Oriundos de Vinhedo, 24 integrantes do Clube do Fusca Antigo levaram seus carros, em comboio, para o encontro. “Não são em todos os eventos que conseguimos estar presentes, mas aqui em Campinas, como é perto, o clube conseguiu reunir um bom número de seus sócios”, contou André Massari, um dos membros do clube.
Um dos carros mais badalados e que vez muito sucesso durante o encontro foi o Fusca 1972 de Nivaldo José Antonio, que trabalha em uma loja de peças e acessórios automotivos em Valinhos. Todo vermelho, o carro estava equipado com som e TVs, além de para-brisa basculante, teto-solar e tapeçaria toda revestida em couro branco, dava um charme todo especial ao modelo. “Gastei muito para equipar esse fusca, passei da conta e já nem sei quanto o carro está valendo. Acho que não dá para vender nunca mais”, revelou.
Figurinhas da Copa
Em clima de Copa do Mundo, um Fusca foi totalmente adesivado com figurinhas, dessas de colecionar em álbuns também foi destaque. O detalhe é que o carro foi decorado pelos companheiros de trabalho, enquanto o dono do fusquinha trabalhava. Ao todo nada menos do que 15 mil figurinhas dos jogadores futebol, que disputam a atual Copa da Rússia, e que custaram aos amigos brincalhões R$ 6 mil foram utilizadas. O proprietário do fusca é Henrique Pedrotti, também conhecido como “Chicungunha” e um dos integrantes dos Desimpedidos, canal do YouTube de entretenimento, futebol e humor.
Feira de produtos
Além da exposição dos veículos, havia um espaço para a venda de produtos vintages, adesivos, peças antigas, camisetas, miniaturas e produtos relacionados ao encontro, como placas originais e personalizadas. “É o terceiro ano que venho e estou vendendo bem. Percebi que o evento vem crescendo bastante”, afirmou o vendedor João Batista, que veio de São Bernardo do Campo e tinha uma barraca que personalizava adesivos.