Por Daniel Benitti
A celulite ou Lipodistrofia Ginóide afeta cerca de 90% das mulheres e está na lista dos maiores pesadelos femininos. Causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células (que ficam cheias e endurecidas), a celulite é caracterizada por desníveis (ondulações e retrações) e nódulos, que se manifestam pelos ‘furinhos’ indesejados, criando um aspecto de “casca de laranja”, principalmente no bumbum e coxas.
Já o lipedema é um distúrbio doloroso de deposição de gordura nas pernas, que leva ao alargamento progressivo dos membros inferiores.
Por muito tempo, acreditou-se que o acúmulo de gordura era o único culpado por essas doenças, porém hoje há evidências que a retenção de sódio é o grande vilão, aumentando o inchaço e a inflamação.
O Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas, explica que as mulheres com celulite e as mulheres com lipedema apresentam muitas características em comum. “Em ambas, as alterações ocorrem devido a fatores hormonais e retenção de sódio. Os fatores hormonais são difíceis de controlar, contudo a retenção de sódio pode ser facilmente contida, melhorando muito o aspecto e a inflamação das duas doenças”, indica.
A retenção hídrica pode ser combatida com atividade física, uso de ervas medicinais e vitaminas que ativam a circulação, sem o risco de efeitos colaterais.
Abaixo separamos algumas dicas para o controle da ingestão de sódio:
• Corte o refrigerante, inclusive os zero e diet (esse tipo de bebida tem alto teor de sódio escondido);
• Use no máximo 2g de sal ao dia, inclusive para o tempero da comida;
• Corte salgadinhos e frituras;
• Corte bolachas (elas têm muito carboidrato e sódio);
• Fuja de comidas prontas e congeladas;
• Evite shoyu e molho inglês (se for utilizar dê preferência ao light);
• Coma frutas, legumes, verduras e frutas secas ricas em ômega 3;
• Cuidado com leite de vaca e seus derivados (embora seja uma excelente fonte de cálcio, o leite de vaca é rico em sódio e apresenta caseína, que ajuda a aumentar o inchaço).
“As mulheres com lipedema têm muita vontade de comer alimentos salgados, inclusive mais do que doces. Porém, o sal é um grande inimigo delas, pois, além de aumentar muito o inchaço, piora a celulite. Por isso, é fundamental controlar a ingestão do sal para melhorar os sintomas”, informa o Dr. Daniel Benitti.
*Caso tenha lipedema, não se esqueça de procurar ajuda especializada, pois estas dicas são apenas uma parte do tratamento.
contato@ocirurgiaovascular.com.br.
Site: cirurgião vascular
*Vale a pena relembrar que todo o conteúdo presente no site é meramente informativo.