Além da disposição dos móveis, se queremos um espaço funcional devemos investir na iluminação. Quando planejada, é capaz de tornar a casa mais aconchegante e, até mesmo, mais prática. Pensando nisso, a Leds e Leds – primeira franquia especializada em LEDs no Brasil – convidou duas arquitetas parceiras para darem dicas de como melhorar a luminosidade do ambiente.
Segundo Camila Midori, arquiteta parceira da Leds e Leds, não se pode generalizar, cada caso é um caso, basta saber qual se adapta melhor às necessidades de cada um. “Para a definição da iluminação de ambientes, é preciso realizar um estudo, verificando os m², para então conseguirmos determinar a quantidade de lâmpadas e a intensidade necessária para criar um espaço confortável e funcional”, explica. “No geral, temos algumas dicas que se adequam a cada espaço”, acrescenta. Selecionamos abaixo o melhor tipo de iluminação para cada cômodo da casa:
Sendo um lugar de descontração e descanso, é recomendada uma iluminação indireta para que não atrapalhe a visão e nem reflita na televisão. Lâmpadas de LED são ideais, além das sancas, que aproveitam e dão uma sofisticação ao ambiente. Para destacar objetos aposte em lâmpadas halógenas dicróica, que possuem um facho de luz mais focado e são fiéis às cores reproduzidas.
Aqui a iluminação precisa ser centralizada para que a claridade alcance toda a mesa e todos consigam comer com tranquilidade. Para isso, usamos – muitas vezes – lustres, que necessitam de alguns cuidados como, por exemplo, escolher um de acordo com o tampão da mesa, evitando que haja reflexão e que fique muito próximo. Caso a mesa seja de vidro, opte por lustres em que as lâmpadas sejam para cima, tornando a iluminação difusa e indireta. Saber a altura também é de grande importância, deve ficar em torno de um metro do tampão, para que a luz não atrapalhe a visão de quem está à mesa.
Por ser uma área que mexemos com materiais de riscos, como facas e fogo, demanda uma iluminação maior e mais espalhada. São indicadas as fluorescentes brancas, pois clareiam o ambiente, além de manter a pessoa que está manuseando “alerta” – por ser uma luz de cor fria. Para complementar a iluminação de todas as partes, aposte nas fitas de LED em prateleiras e armários.
Para criar uma atmosfera mais aconchegante e relaxante, use uma iluminação mais suave de LED com dimerizadores, que controlam a intensidade da luz de acordo com o seu gosto, complementada com pontos indiretos de luz, os abajures. Uma luz quente (amareladas) em ambientes como o quarto, proporcionam uma sensação mais agradável e acolhedora.
Importante para as mulheres devido a maquiagem e para os homens graças a barba, o banheiro é um dos maiores desafios. Para iluminar bem, de forma que não crie sombras e não faça reflexão no espelho, indicamos lâmpadas fluorescentes brancas, de forma que clareiam todo o perímetro do espaço; Para o espelho, são as iluminações laterais difusas ou indiretas, evitando assim que a imagem formada no reflexo seja alterada.
É essencial que o ambiente seja claro, com uma luz fria para te manter focado e produzindo. Busque iluminar alguns pontos principais de forma a evitar a reflexão na tela do computador, pois isso te deixaria cansado com mais facilidade.
No jardim, buscamos sempre focar em detalhes, seja uma planta ou alguma árvore. Para isso, pode-se usar uma halógena dicróica, com seu facho de luz focado, dará o diferencial e deixará o ambiente harmonioso e charmoso. Já na varanda, se houver uma área com churrasqueira, temos que buscar uma iluminação maior, podendo utilizar uma LED dicróica. No entanto, caso a varanda seja apenas um local de descanso, apostamos na Par20, também halógena e bem parecida com a dicróica, possui facho de luz focado em formato de cone, sendo uma lâmpada que esquenta.
Não podemos esquecer que diversos fatores influenciarão na hora dessas escolhas, a cor da parede é uma delas. Paredes escuras não ficam muito bem com uma luz quente, ou seja, amarelada, pois alteraria a cor do ambiente. Uma luz branca intensa destacaria a parede sem alterar a sua cor original. Tirando a de LED, todas os outros tipos de lâmpadas emitem calor, deve-se considerar isso para evitar de colocar uma lâmpada acima do sofá que esquente demais. Segundo Giovanna Vargas, arquiteta parceira da Leds e Leds, devemos pensar na economia a ser feita na hora da escolha. “Lâmpadas incandescentes consomem muita energia e possuem uma vida útil extremamente baixa, queimando com facilidade. Já as fluorescentes e as de LED, apesar de terem um custo maior, são muito econômicas e duram por mais tempo, valendo o custo-benefício.” explica.
A partir disso, que o empresário Ailton Gomes Duarte fundou a Leds e Leds, buscando sempre oferecer produtos de qualidade e sustentáveis para seus clientes. “Como sempre prezei a sustentabilidade e economia, decidi comprar algumas unidades para disponibilizar para os meus clientes e a demanda foi crescendo”, conta o empresário sobre o início das vendas das lâmpadas de LED. “Passei a comprar de importadores para ampliarmos o leque de grandes clientes interessados em iluminação de baixo custo, moderna, eficiente, sustentável e de grande duração”, acrescenta. Atualmente, Ailton possui uma rede de franquias que conta com a loja sede em São Paulo e outras três unidades franqueadas.